Mulheres, esporte e mídia: Análise das relações de gênero e das matrizes de dominação que demarcam a presença de mulheres no campo midiático esportivo
Este projeto consiste em um conjunto de ações articuladas de pesquisa, ensino e extensão cujo intuito é compreender como se conformam as desigualdades de gênero no esporte e atuar no enfrentamento a elas. O objetivo principal é entender os mecanismos sistemáticos de opressão que atuam para dificultar a presença de mulheres na mídia esportiva e/ou controlar a forma como se dá essa presença. Para isso, o projeto pretende: a) aplicar um survey com jornalistas mulheres atuando na mídia esportiva; b) analisar projetos de mídia esportiva alternativa liderados por mulheres; c) investigar a atuação de jornalistas mulheres em programas esportivos televisivos; e d) analisar os ataques e agressões sofridos por jornalistas esportivas mulheres em redes sociais. Teoricamente, partimos do arcabouço teórico-metodológico proposto pela socióloga estadunidense Patricia Hill Collins que propõe um conjunto de dimensões da opressão que atuam juntas e constituem de forma complexa as relações de poder permeando as questões de gênero. Essas dimensões formam o que ela chama de matriz de dominação, composta por diferentes domínios de poder: estrutural, disciplinar, hegemônico e interpessoal. Esse arcabouço nos permite analisar tais mecanismos de forma estrutural e interseccional, abordagem bastante rara no que tange aos estudos sobre Comunicação e Esporte. No âmbito interventivo, a proposta consiste em um conjunto de ações articuladas em torno de dois projetos: a) Revista Marta, publicação multimídia experimental produzida pelos alunos de Comunicação da UFMG em disciplinas da área de Comunicação e Esporte (revistamarta.com); e b) Observatório Marta (observatoriomarta.com), iniciativa de crítica de mídia focada no monitoramento da mídia esportiva brasileira a partir de uma perspectiva de gênero.
Financiamento: Fapemig (Edital 001/2021 – Demanda Universal)
Duração: nov/2021 – nov/2024
Coordenadora: Ana Carolina Soares Costa Vimieiro
Revista Marta
A Revista Marta (revistamarta.com) é um projeto de ensino e extensão do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo da revista é produzir um jornalismo esportivo engajado, explicitamente antimachista, antirracista e anti-homofóbico, buscando, nesse sentido, um nível maior de igualdade em termos de espaço dedicado a diferentes modalidades, atletas, fontes e temáticas. Produzida desde 2020 por alunos dos cursos da Comunicação, foi finalista do Expocom 2021 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. As edições da revista são produzidas como atividades das disciplinas ligadas ao esporte ofertadas pelo DCS.
Observatório Marta
O Observatório Marta (observatoriomarta.com) é um projeto de ensino e extensão do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Observatório é uma iniciativa de crítica de mídia, focada no monitoramento da mídia esportiva brasileira a partir de uma perspectiva de gênero. Produzimos análises mais sistemáticas, como nosso Relatório Anual, onde analisamos detalhadamente a cobertura jornalística dada às mulheres do esporte durante o ano inteiro, assim como análises mais pontuais que estão abrigadas em diferentes colunas de nosso site. Algumas dessas colunas são: Álbum de Figurinhas, com perfis e entrevistas com profissionais da mídia esportiva; Cornetagem, com análises críticas da cobertura de acontecimentos e de campanhas publicitárias do esporte; e Olheiras onde fazemos indicações de projetos de mídia alternativa com trabalho inovador na cobertura de gênero no esporte. O Observatório é uma iniciativa que tem o propósito de monitorar a mídia esportiva brasileira a partir de uma perspectiva de gênero, fazer recomendações de políticas para o enfrentamento das desigualdades de gênero no esporte e se constituir como fonte de informação sobre o assunto tanto para a mídia quanto para o público geral.