Equipe

Coordenação

Ana Carolina Vimieiro é professora do Departamento de Comunicação Social (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT, Austrália), com pós-doutorado pelo PPGCOM/UFMG. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG), coordenadora do GT de Comunicação e Sociedade Civil da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e integrante do comitê editorial do periódico Communication & Sport. Mais amplamente, seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Comunicação e Esporte, Comunicação e Política e Sociologia do Esporte. Mais especificamente, tem se dedicado a estudar: agrupamentos torcedores, economia política esportiva, midiatização e culturas esportivas, práticas de mídia de torcedores e torcedoras, protestos e ativismo no âmbito esportivo, gênero e esporte e jornalismo esportivo. Acesse o Lattes aqui.


Integrantes

Alice Vitória Queiroz Clementino é bolsista de iniciação científica e graduanda em jornalismo pela UFMG. Pesquisa coletivos de mulheres torcedoras e está analisando atualmente o Movimento Toda Poderosa Corinthiana.

André Quintão é mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais é graduado em Comunicação Social pela mesma universidade. Possui interesse nos temas relacionados a Comunicação e Cultura, Geografia do Esporte e Produção do Espaço Urbano. Mais especificamente na modernização do futebol, comoditização do lazer e culturas híbridas. Acesse o Lattes aqui.

Flaviane Rodrigues Eugênio é mestranda em Comunicação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais e formada em Letras Português Inglês e suas literaturas, pela Universidade Federal de Lavras. Possui interesse área de gênero, futebol e interseccionalidades, atualmente pesquisa mídias alternativas feitas por mulheres e que falam do futebol de mulheres. Acesse o Lattes aqui.

Guilherme Pedrosa Quintela é doutorando em Comunicação e Informação pela Kent State University (EUA) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Bolsista Capes (2019 – 2021). Possui graduação em Jornalismo pela PUC Minas (2014) e Especialização na mesma universidade no curso de Comunicação e Marketing (2018). Atualmente, pesquisa as estratégias de comunicação transmídia no esporte, especialmente a Fórmula 1. Possui interesse nos temas relacionados a Comunicação, Marketing Digital e Cultura no esporte. Acesse o Lattes aqui.

Izabela Baêta é graduanda em Jornalismo pela UFMG e bolsista de iniciação científica do Projeto Marta. Possui interesse nos temas relacionados ao esporte, sobretudo o futebol e as pesquisas que envolvem coletivos femininos, coberturas jornalísticas, torcida, mídias sociais e  comunicação esportiva. Acesse o Lattes aqui.

João Vítor Marques é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter do Jornal Estado de Minas, com experiência na cobertura diária de futebol. Cobriu in loco os Jogos Olímpicos de Tóquio. Possui interesse em temas como comunicação, política e xenofobia no esporte.

Luiz Eduardo Alves é doutorando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais e mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, bolsista FAPEMIG (2018-2020), em que pesquisou a relação do futebol americano no Brasil e os impactos culturais nos fãs da modalidade, mediado pelos meios de comunicação globais. É graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela mesma instituição (2017). Os atuais interesses de pesquisa aproximam-se da comunicação e cultura, comunicação e esporte, identidade cultural e seus processos mediados pela comunicação. Acesse o Lattes aqui.

Luísa Almeida é mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Processos Comunicativos e Práticas Sociais e formada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui interesse pelos estudos sobre futebol e identidades, futebol e aspectos culturais e as formas do torcer. Atualmente, pesquisa a relação do Clube Atlético Mineiro e a mineiridade. Acesse o Lattes aqui.

Natália Oliveira Souza é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui interesse pelos estudos audiovisuais. Atualmente, está pesquisando a representação do futebol na telenovela “Avenida Brasil”.

Olívia Pilar é mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, pós-graduada em Marketing Digital pela PUC-MG e graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisa e publica trabalhos que abordem temáticas sobre interseccionalidade, imagens de controle, representatividade e cultura popular – atualmente se interessa por esses processos no esporte, em especial no futebol feminino. Acesse o Lattes aqui.

Rafaela Souza é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui interesse pelos estudos sobre futebol e gênero. Atualmente, está pesquisando a cobertura midiática alternativa produzida por mulheres sobre o futebol feminino no Brasil. Acesso o Lattes aqui.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close