Equipe

Coordenação

Ana Carolina Vimieiro é professora do Departamento de Comunicação Social (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT, Austrália), com pós-doutorado pelo PPGCOM/UFMG. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG), coordenadora do GT de Comunicação e Sociedade Civil da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e integrante do comitê editorial do periódico Communication & Sport. Mais amplamente, seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Comunicação e Esporte, Comunicação e Política e Sociologia do Esporte. Mais especificamente, tem se dedicado a estudar: agrupamentos torcedores, economia política esportiva, midiatização e culturas esportivas, práticas de mídia de torcedores e torcedoras, protestos e ativismo no âmbito esportivo, gênero e esporte e jornalismo esportivo.


Integrantes

Alice Vitória Queiroz Clementino é bolsista de iniciação científica e graduanda em jornalismo pela UFMG. Pesquisa coletivos de mulheres torcedoras e está analisando atualmente o Movimento Toda Poderosa Corinthiana.

André Quintão é graduado em Comunicação Social pela UFMG. Possui interesse nos temas relacionados a Comunicação e Cultura, Geografia do Esporte e Produção do Espaço Urbano. Mais especificamente na modernização do futebol, comoditização do lazer e culturas híbridas.

Giovana Maldini Souza do Carmo é bolsista de iniciação científica e graduanda em jornalismo pela UFMG. Pesquisa os desenvolvimentos históricos do vôlei no Brasil, com foco nas implicações do processo de midiatização para a organização da modalidade no país.

Guilherme Pedrosa Quintela é mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Bolsista Capes (2019 – 2021). Possui graduação em Jornalismo pela PUC Minas (2014) e Especialização na mesma universidade no curso de Comunicação e Marketing (2018). Atualmente, pesquisa as estratégias de comunicação transmídia no esporte, especialmente a Fórmula 1.  Possui interesse nos temas relacionados a Comunicação, Marketing Digital e Cultura no esporte.

Luiz Eduardo Alves é mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, bolsista FAPEMIG (2018-2020), em que pesquisou a relação do futebol americano no Brasil e os impactos culturais nos fãs da modalidade, mediado pelos meios de comunicação globais. É graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela mesma instituição (2017). Os atuais interesses de pesquisa aproximam-se da comunicação e cultura, comunicação e esporte, identidade cultural e seus processos mediados pela comunicação.

Maria Carolina Gonçalves Martins de Andrade é bolsista de iniciação científica e graduanda em jornalismo pela UFMG. Pesquisa as representações de gênero acionadas para se falar das mulheres que atuam como comentaristas de futebol na TV brasileira (com foco em Ana Thais Matos e Nadine Bastos).

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close