Equipe

Coordenação

Ana Carolina Vimieiro é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social (DCS) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG. Doutora em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT, Austrália), Mestre em Comunicação pela UFMG e graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG) e subcoordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UFMG. É integrante do comitê editorial do periódico Communication and Sport (Sage), vice-coordenadora do GP Comunicação e Esporte da Intercom e foi coordenadora do GT Comunicação e Sociedade Civil da Associação de Pesquisadores em Comunicação Política (Compolítica). Tem pesquisado, lecionado e orientado principalmente nas áreas de Comunicação e Esporte e Comunicação e Política. Seus interesses de pesquisa atuais são: culturas torcedoras; protesto e ativismo no esporte; esporte, mídia e gênero; entretenimento e política; (des)engajamento cívico e (des)politização. Acesse o Lattes aqui.


Integrantes

André Quintão é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e graduado em Comunicação Social pela mesma universidade. Possui interesse nos temas relacionados à Comunicação e Cultura, Geografia do Esporte e Produção do Espaço Urbano, mais especificamente na modernização do futebol, comoditização do lazer e culturas híbridas. Acesse o Lattes aqui.

Flaviane Rodrigues Eugênio é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e formada em Letras Português Inglês e suas literaturas, pela Universidade Federal de Lavras. Possui interesse na área de gênero, futebol e interseccionalidades. Atualmente pesquisa mídias alternativas feitas por mulheres e que falam do futebol de mulheres. Acesse o Lattes aqui.

Guilherme Pedrosa Quintela é doutorando em Comunicação e Informação pela Kent State University (EUA) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde foi Bolsista Capes (2019 – 2021). Possui graduação em Jornalismo pela PUC Minas (2014) e Especialização na mesma universidade no curso de Comunicação e Marketing (2018). Atualmente, pesquisa as estratégias de comunicação transmídia no esporte, especialmente a Fórmula 1. Possui interesse nos temas relacionados à Comunicação, Marketing Digital e Cultura no esporte. Acesse o Lattes aqui.

Izabela Baêta é graduanda em Jornalismo pela UFMG e bolsista de iniciação científica do Projeto Marta. Possui interesse nos temas relacionados ao esporte, sobretudo o futebol, e as pesquisas que envolvem coletivos femininos, cobertura jornalística, torcida, mídias sociais e  comunicação esportiva. Acesse o Lattes aqui.

João Vítor Marques é graduado em Comunicação Social pela UFMG. Atualmente, é repórter do Jornal Estado de Minas, com experiência na cobertura diária de futebol, cobrindo in loco os Jogos Olímpicos de Tóquio. Possui interesse em temas como comunicação, política e xenofobia no esporte.

Luiz Eduardo Alves é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, onde foi bolsista FAPEMIG (2018-2020). É graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela mesma instituição (2017). Pesquisou no mestrado o futebol americano no Brasil e os impactos culturais nos fãs da modalidade. Os atuais interesses de pesquisa aproximam-se da comunicação e cultura, comunicação e esporte, identidade cultural e seus processos mediados pela comunicação. Acesse o Lattes aqui.

Luísa Almeida é mestranda em Comunicação Social pela UFMG, na linha de Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e formada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui interesse pelos estudos sobre futebol e identidades, futebol e aspectos culturais e as formas do torcer. Atualmente, pesquisa a relação do Clube Atlético Mineiro e a mineiridade. Acesse o Lattes aqui.

Natália Oliveira Souza é graduanda em Jornalismo pela UFMG e possui interesse pelos estudos audiovisuais. Atualmente, está pesquisando a representação do futebol na telenovela “Avenida Brasil”.

Olívia Pilar é mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, pós-graduada em Marketing Digital pela PUC-MG e graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisa e publica trabalhos que abordem temáticas sobre interseccionalidade, imagens de controle, representatividade e cultura popular – atualmente se interessa por esses processos no esporte, em especial no futebol feminino. Acesse o Lattes aqui.

Rafaela Souza é graduanda em Jornalismo pela UFMG e possui interesse pelos estudos sobre futebol e gênero. Atualmente, está pesquisando a cobertura midiática alternativa produzida por mulheres sobre o futebol feminino no Brasil. Acesso o Lattes aqui.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close