Coordenação

Ana Carolina Vimieiro é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social (DCS) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É vice-coordenadora do GP Comunicação e Esporte da Intercom, integrante do comitê editorial do periódico Communication & Sport (Sage), membro da Comissão de Esporte e Lazer da UFMG, e recentemente foi eleita International Liaison da seção Sport Communication da International Communication Association (ICA). Foi coordenadora do GT Comunicação e Sociedade Civil da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG) e subcoordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UFMG (2020-2023). Trabalha com estudos culturais, estudos de gênero, sociologia do esporte e estudos sobre sociedade civil. Seus interesses de pesquisa atuais são: culturas torcedoras; protesto e ativismo no esporte; esporte, mídia e gênero; entretenimento e política; (des)engajamento cívico e (des)politização. Acesse o Lattes aqui.
Pesquisadoras/es

Olívia Pilar é Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, pós-graduada em Marketing Digital pela PUC Minas e graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela mesma instituição. Integra o Coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas) e já atuou como Editora Geral (2024-2025) em seus projetos de ensino e extensão (Revista Marta, Observatório Marta e UFMG Esportes). Também participa do reparAÇÃO (Grupo de Pesquisa e Estudos Interseccionais em Comunicação, Poder e Resistência). Pesquisa e publica trabalhos sobre imagens de controle e seus efeitos nas representações de mulheres negras no esporte e em narrativas ficcionais, articulando interseccionalidade, políticas de visibilidade e atos de resistência. Além da pesquisa, dedica-se à escrita literária, com publicações em editoras e em projetos independentes. Acesse o Lattes aqui.

Tatiane Hilgemberg é professora adjunta do Curso de Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com período sanduíche na Curtin University (Austrália). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto (Portugal/2010). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Especialista em Gestão do Esporte pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2023, recebeu o Fulbright Junior Faculty Member Award para trabalhar como Pesquisadora Visitante na University of Texas at Arlington. Foi diretora Regional Norte da Intercom (2020-2023) e é coordenadora do GP Comunicação e Esporte da mesma Associação. Membro do Coletivo Marta, do Conselho Editorial da Revista Cambiassu e do Conselho Consultivo da Revista Recorde. Áreas de pesquisa em que atua: Mídia, Esporte e Deficiência; Estudos de Gênero, Representação, Identidade e Mídia, Corpos e Comunicação. Acesse o Lattes aqui.
Estudantes de pós-graduação

André Quintão da Silva é doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (2023), graduado em Comunicação Social (2017) pela mesma instituição e jornalista no Sindipetro/MG. Fã de K-Drama e mangás, nas horas vagas é jogador de Valorant e Stardew Valley. Integrante do Coletivo Marta e do Movimento Bem Viver MG, tem colaborado com o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) em pesquisa relacionada às expectativas, percepções e manifestações dos torcedores acerca da Arena MRV. Na área de Comunicação e Esporte, têm se interessado pelas temáticas de des-reterritorialização; urbanização; espaços públicos; políticas urbanas; e produção do espaço, em especial dentro das modalidades do futebol e do ciclismo. Acesse o Lattes aqui.

Fernanda Passos é doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e graduada em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atua profissionalmente como Designer de Produtos, buscando construir e evoluir experiências digitais que coloquem o usuário no centro das decisões. Se interessa por temáticas ligadas aos Estudos de Gênero, Estudos Culturais e Estudos de Jogos, focando atualmente na relação entre monstruosidade feminina e violência em jogos digitais. Acesse o Lattes aqui.

Flaviane Rodrigues Eugênio é doutoranda e mestra no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e formada em Letras Português Inglês e suas literaturas, pela Universidade Federal de Lavras. Desde a graduação pesquisa sobre mulheres no ambiente esportivo, a partir das interações em espaços midiáticos. Possui interesse na área de gênero, futebol e interseccionalidade. Atualmente pesquisa mídias alternativas feitas por mulheres e que falam do futebol de mulheres. Acesse o Lattes aqui.

Guilherme Pedrosa Quintela é doutorando em Comunicação e Informação pela Kent State University (EUA) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde foi Bolsista Capes (2019 – 2021). Possui graduação em Jornalismo pela PUC Minas (2014) e Especialização na mesma universidade no curso de Comunicação e Marketing (2018). Atualmente, pesquisa as estratégias de comunicação transmídia no esporte, especialmente a Fórmula 1. Possui interesse nos temas relacionados à Comunicação, Marketing Digital e Cultura no esporte. Acesse o Lattes aqui.

João Vítor Marques é mestre em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Atualmente, pesquisa discurso de ódio e xenofobia contra o Nordeste no futebol brasileiro. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, também na UFMG. É subeditor de esportes do portal No Ataque e do Jornal Estado de Minas, com experiência na cobertura diária de futebol e de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e a Copa do Mundo de futebol no Catar, no ano seguinte. Tem interesse em temas como comunicação, política e xenofobia no esporte. Acesse o Lattes aqui.

Luiz Eduardo Alves é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, onde foi bolsista FAPEMIG (2018-2020). É graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela mesma instituição (2017). Pesquisou no mestrado o futebol americano no Brasil e os impactos culturais nos fãs da modalidade. Os atuais interesses de pesquisa aproximam-se da comunicação e cultura, comunicação e esporte, identidade cultural e seus processos mediados pela comunicação. Acesse o Lattes aqui.

Luísa Almeida de Paula é doutoranda em Comunicação e Informação pela Kent State University (Ohio, EUA), em co-tutela com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Historiadora pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integra o Coletivo Marta desde 2022. As áreas de interesses compreendem os estudos culturais e identidades no futebol; comunicação e esporte; comunicação organizacional desportiva; espetacularização e globalização no futebol. Acesse o Lattes aqui.

Rafaela Souza é mestra em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Integra o Coletivo Marta desde 2022 e tem interesse em estudos sobre culturas torcedoras e sobre o futebol de mulheres. Atualmente, pesquisa a atuação de coletivos de torcedores que se manifestam contra questões como racismo, machismo e LGBTfobia no futebol mineiro. Acesse o Lattes aqui.

Ranior Almeida é mestrando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação da UFRR, na linha Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais, sob orientação da Professora Tatiane Hilgemberg. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Roraima e Licenciado em Sociologia pela Universidade Estadual de Roraima. Integra o Coletivo Marta desde 2024 e suas áreas de interesses compreendem os estudos culturais e identidades no futebol; comunicação e esporte; comunicação organizacional desportiva; espetacularização e globalização no futebol. Acesse o Lattes aqui.

Patrick Conforte Simão é mestrando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, graduado em Ciências Sociais pela UFV (2021) e integrante do coletivo Marta desde setembro de 2023. Sua trajetória acadêmica tem como ponto central pesquisas que envolvem gênero e esporte, com destaque para o projeto “As relações midiáticas da homofobia no futebol brasileiro”. Atualmente, pesquisa sobre masculinidades no esporte, comparando futebol e tênis. Fã de esportes durante toda a sua vida, criou a página de Instagram Além da Arena, em 2022, para analisar o esporte através de seus elementos externos.
Estudantes de graduação

Alice Alves é graduada em Jornalismo pela UFMG e fez iniciação científica no Projeto Marta. Possui interesse nos temas relacionados ao esporte, sobretudo o automobilismo, e as pesquisas que envolvem coletivos femininos, cobertura jornalística, torcida, mídias sociais e comunicação esportiva. Acesse o Lattes aqui.

Gabriela Sousa é graduanda em Jornalismo pela UFMG e começou a se interessar pelo jornalismo esportivo durante o período de pandemia, quando passou a dedicar boa parte do tempo a acompanhar e estudar várias modalidades esportivas, da Fórmula 1 ao hockey no gelo, sem nunca abandonar sua grande paixão pelo futebol. A partir disso, busca identificar as particularidades das narrativas jornalísticas no esporte, e experimentar diferentes formatos de produção.

Laura Dolabella é graduanda em Jornalismo pela UFMG e faz iniciação científica no Projeto Marta. Atleta desde pequena, viu no jornalismo uma oportunidade de permanecer em contato com suas paixões, como futebol, vôlei e basquete. Atualmente, trabalha com cultura e tenta sempre linkar seu trabalho com narrativas jornalísticas do esporte.

Maria Luiza Moura é graduanda em Jornalismo pela UFMG, fascinada pelo esporte e pelo seu poder de transformação e comunicação. Faladeira e curiosa desde pequena, sempre ouviu que seria uma boa jornalista, apesar de nunca ter cogitado ser uma até o dia de escolher um curso, também viu no jornalismo esportivo uma oportunidade de ser guiada pela paixão pelo esporte.
Integrantes anteriores

Matheus Hermógenes é graduado em Jornalismo pela UFMG e, sob orientação da profª. Ana Carolina Vimieiro e co-orientação de Guilherme Quintela, produziu o podcast “Lavanderia Esportiva” como trabalho de conclusão de curso, analisando os emaranhados entre política e esporte provocados pelo fenômeno do sportswashing. Anteriormente, produziu o canal “MathBola” no YouTube para comentar as Olimpíadas de Verão, em 2021, e Inverno, 2022, e a Copa do Mundo do Qatar, em 2022, sob a perspectiva e para um público LGBTQIAPN+.

Rafael Cyrne é graduado em Jornalismo pela UFMG e fez iniciação científica no Projeto Marta. Foi orientando de TCC da profª. Ana Carolina Vimieiro e colaborador com o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) em pesquisa relacionada às expectativas, percepções e manifestações dos torcedores acerca da Arena MRV. É repórter do portal No Ataque, do Jornal Estado de Minas, onde participa da cobertura do cotidiano esportivo mineiro, nacional e internacional. Tem interesse em temas como cobertura jornalística, futebol, esporte e sociedade, práticas torcedoras, des-reterritorialização e produção de espaço dentro do contexto do futebol.

Izabela Baêta é graduada em Jornalismo pela UFMG e repórter no portal No Ataque e Estado de Minas. Foi orientanda de TCC da profª. Ana Carolina Vimieiro e possui interesse nos temas relacionados ao esporte, sobretudo o futebol, e as pesquisas que envolvem coletivos femininos, cobertura jornalística, torcida, mídias sociais e comunicação esportiva. Acesse o Lattes aqui.

Felipe Lemos é graduando em Jornalismo pela UFMG e mais um abduzido pelo mundo do esporte. Fora as horas de lazer gastas com jogos de todas as partes do mundo, trabalha com futebol. É coordenador do projeto Ponto Futuro, site destinado à produção literária sobre futebol, desde crônicas a análises, e também atua como analista de desempenho para consultoria tática de atletas.
Natália Oliveira Souza é graduada em Jornalismo pela UFMG e possui interesse pelos estudos audiovisuais. Pesquisou a representação do futebol na telenovela “Avenida Brasil” na iniciação científica.
Matheus dos Santos Silva é graduando em Publicidade e Propaganda pela UFMG. Foi bolsista do Coletivo Marta e responsável pela identidade visual e redes sociais digitais do grupo em 2022.
Alice Vitoria Queiroz Clementino é graduada em Jornalismo pela UFMG. Estudou o Movimento Toda Poderosa Corinthiana no TCC. Durante a iniciação científica, atuou na análise dos Movimentos Contra o Futebol Moderno e em estudo sobre projetos de mídia liderados por mulheres torcedoras.
Maria Carolina Goncalves Martins de Andrade é graduada em Jornalismo pela UFMG. Durante a iniciação científica, atuou na análise dos Movimentos Contra o Futebol Moderno e em estudo sobre projetos de mídia liderados por mulheres torcedoras.
Giovana Maldini Souza do Carmo é graduada em Jornalismo pela UFMG. Durante a iniciação científica, atuou na análise dos Movimentos Contra o Futebol Moderno e em estudo sobre projetos de mídia liderados por mulheres torcedoras.